Pesquisar este blog

sábado, 5 de setembro de 2015

Resenha: Sobre a escrita, de Stephen King

Sobre a Escrita
Stephen King
Tradução de Michel Teixeira
256 páginas
Editora Suma de Letras
5 de 5 estrelas
Skoob

Comprar:
*Submarino
*Amazon
*Cultura
*Saraiva


Quando percebemos que Stephen King é um ser humano como qualquer outro...








Muitas vezes cultivamos a ideia de que o escritor é um ser sobre-humano... Imbatível,extremamente criativo e produtivo e que pode, com sua escrita,cativar todos.
Imagine quando pensamos em Stephen King... Um escritor com mais de 50 livros lançados,inúmeras adaptações para cinema e televisão, e que a cada ano lança uns 3 livros na média.
O que pensar sobre ele??
Complicado definir...
E outra coisa que me intriga é o quão pouco os escritores falam sobre seu método de escrita (isso anda mudando nos últimos anos), tipo mecanismos de linguagem,modo de apresentação de personagens,etc.
King é bem direto na definição de escrita,mostrando que parece um processo de telepatia entre o autor e escritor.
A primeira parte do livro fala um pouco da vida de King,e ele fala sem nenhuma vergonha,como uma conversa com o leitor.Falando sobre algumas mancadas de sua vida (como desistir de escrever Carrie, mas só voltou porque a esposa o convenceu), e lições de amadurecimento,aprendendo e ensinando no decorrer do livro.
A segunda parte é mais focada na escrita, falando da tão famosa caixa de ferramentas de cada escritor,passando pela importância da figura do editor e culminando no ato de escrever em si.
Ou seja, desconstruir o mito que existe em cima do escritor,e mostrando que não há escritor sem um leitor,para vermos que é uma relação recíproca.
E finalizando, King desabafa o quão é importante a escrita para ele, descrevendo o que acontecera com ele no final dos anos 90,quando quase morrera atropelado,e sua recuperação (originalmente o livro estava sendo escrito por ele quando o acidente aconteceu),mostrando o quão sério deve-se levar a escrita e o quão prazerosa ela é.
Enfim, Sobre a Escrita é um livro pra leitores e escritores,para vermos que o ato de escrever é tão simples,mas ao mesmo tempo, tão poderoso!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário